sábado, 2 de junho de 2018

Regeneração


Regenerar-se do quê?
O que perdemos que precisa ser regenerado?
O que precisamos melhorar em nós?

Só perguntas? não...entremos em nossas próprias mentes:
Alguém lhe agride verbalmente, você sente raiva, mesmo não confessando...ela está ali em sua mente, por mais que você tente não irá livrar-se dela, é um parasita que lhe corrói o ser, como um vírus que alguém instalou em seus sentimentos.
Pensemos então num antivírus, mas qual? como?
Experimente olhar para a sua raiva,  observe-se com ela sem criticar nem reprimir, e veja como você se transforma, como você se aliena de si mesmo, colocando-se fora dos padrões de normalidade de emoções!

Certamente o seu coração irá pulsar mais forte, assustando sua visão sobre si mesmo, porque verás ali alguém capaz de cometer um ato de padrão da mais selvagem animalidade, desejos nefastos dirigidos para o(a) agressor(a). Nesse momento pergunte-se, quem é você?

Você é um animal evoluído? ou guarda em si os instintos desse animal que lhe domina interiormente, conforme as situações que lhe forjam a rotina?! Quem você deseja ser? O ser humano que evolui ou o animal que busca o ser humano, que busca o anjo?!

A escolha é sua...
Se escolheres a primeira opção, a raiva permanecerá e crescerá dentro de você que, inconsciente dela, reagirá como um autômato; ao passo que pela segunda opção terás que enfrentar esse instinto contido em sua mente...em sua mente? ...mas dominamos a mente, como pode algo contido em nossa mente nos dominar?! ou apenas pensamos que dominamos nossas mentes?

Calma...sabemos que somos seres compostos por sentimentos,  pensamentos, sensações, que reagimos pelas emoções, logo, precisamos exercitar nossa mente para que ela obedeça ao comando de nossos sentimentos mais nobres.Tocamos então no coração, pois se a mente recebe e processa os acontecimentos que vêm do exterior, como reagiremos em relação aos mesmos depende de cada um de nós....bastaria então vigiar-se com constância, suas reações, suas atitudes, fazer um balanço de cada dia que passou, programar-se diariamente ao acordar, pedindo para si mesmo que seus sentimentos sejam filtrados pela mente na automação desejada.
Ao longo dos dias poderás notar alguma mudança em si, mesmo que seja pequena...começa então a Regeneração!

Regeneração não é sair das sombras para a luz num ato mágico e instantâneo, é um varrer a sujeira de si  próprio,  é um expurgar de instintos, é um  acometer-se de vigilância e renovação íntima progressiva.

 Vivemos então esses momentos de Regeneração da humanidade? Sim...a limpeza já começou.

Ghost

Música:  TITÃS - EPITÁFIO





22 comentários:

  1. As mudanças enriquecem.
    Uma boa reflexão, sem dúvida!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. A mudança interior é contínua pois estamos expostos aos fatos externos mas é preciso refletir com a razão para expurgar os sentimentos menos nobres e propiciar a regeneração tão necessária ao nosso equilíbrio. Maravilhoso texto que nos oportuniza uma profunda reflexão acerca de nosso eu
    Um grande abraço pra vocês e domingo pleno de paz

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, queridos amigos.
    Desistir de caminhos que não levam a lugar nenhum,e se apegar ao que realmente importa.Este é o caminho para uma mudança interior.
    Gostei imensamente do reflexivo texto.
    Deixo um carinhoso abraço.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, queridos amigos!
    Estive lendo hoje sobre isso em Paulo Coelho... gosto de ponderações profundas que nos questionam a dar passos adiante em relação a certas coisas que nos acostumamos de um jeito só...
    Sejam muito felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
    P.S.Também postei Titãs em Epitáfio no meu de música... gostos semelhantes...

    ResponderExcluir
  5. Essa mudança interna, esse vigiar a nos mesmos, é muito dificil...mas é a partir dai que evoluimos espiritualmente...

    Beijos aos dois...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Amigos,
    Magnífico texto, sublime!
    A regeneração deve ser contínua se quisermos progredir em direcção à Luz!
    Beijinhos para ambos.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Um texto oportuno para uma boa reflexão.
    Precisamos de renovação da mente todos os dias. Nossos sentimentos, reações e atitudes precisam de equilíbrio e purificação contínuos. Em todo tempo necessitamos da companhia de Deus!...
    Muita paz e um abraço

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa reflexão.
    Há que corrigir e eliminar os nossos pontos negativos, regenerando assim a nossa alma.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo texto amigos!
    Pensarmos na mudança interior nossa,pois como diz Chico Xavier:
    "As mágoas fazem adoecer,daí porque devemos interpretar quem nos ofende como doente,e se respondermos à ofensa,guardamos conosco a lata de lixo que nos foi jogada".
    Bjs e obrigada pela visita e comentário.

    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  10. Olaa;
    A minha liberdade é a minha eterna vigilância.

    .há situações que constituem a nossa prova aflitiva e áspera, mas redentora e santificante. Perdoemos as pedras da vida pelo ouro de experiência e de luz que nos oferecem. E, sobretudo, armemo-nos de coragem para o trabalho, porque é na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada luz para o nosso grande porvir.

    Bezerra de Menezes

    com carinho

    ResponderExcluir
  11. Olá, querido Ghost!

    Tudo me indicava k o texto tinha sido escrito por você. E porquê? porque há vocábulos e forma de os aplicar, que só um cérebro masculino, em geral, o é capaz de fazer. Racionalidade, desse jeito, é masculina. Temos direito à diferença, e ainda bem.

    A Regeneração, no sentido lato e geral, é o ato de regenerar, mas o quê e como? Na História, esse termo tem sido aplicado, quase sempre com sucesso em mtos países e Portugal, no século XIX, foi um deles.

    Agora, regenerar nossos atos, nosso olhar e atuação em relação ao outro, é bastante complicado. É preciso um aturado trabalho e uma "lavagem" cerebral feita em nome de alg. credo, ou de algo mto forte onde queremos ter um espacinho.

    Acredita, Ghost, k por vezes, me ponho pensando na situação social do teu país, no k respeita aos assaltos, aos assassinatos, enfim, na insegurança, mas em palavras vocês são os campeões do jeitinho, da benevolência, da simpatia e da harmonia. Como é k isso se faz, se conjuga? Usarão de falsidade? Será, somente, aparência? É que as vossas atitudes são opostas aos vossos atos, falo em geral, logicamente.

    Eu qdo me ofendem brutalmente e sem razão, não esqueço e por mais k eu tente ignorar ou esquecer, ainda não cheguei a esse patamar, ainda não sou brasileira -rs.

    Fiz por 2 anos Psicologia, mas eu vejo as coisas como elas são e acho k tolerância em excesso tem, gera efeito contrário.

    Em relação ao vídeo, ele se insere na temática de teu texto. Mto bom. E por que não fiz, não reparei (mais) eu nisso ou naquilo? Andamos todos distraídos? Não, me parece, todavia, aperfeiçoar é uma atitude cívica e inteligente. Vamos lá tentar!

    Beijos e um grande abraço para ambos.

    ResponderExcluir
  12. A vida é uma experiência tão intensa que nem sempre conseguimos apreciá-la em suas particularidades...penso que só tempo nos mostrará toda a sua grandeza. Como um quadro sendo pintado em pontilhismo e só depois de concluído nos revelará toda a sua totalidade de beleza.Mas como diz o seu texto podemos refiná-la na observação e maestria de nossas atitudes.
    Um abraço e obrigada por tão bela reflexão

    ResponderExcluir
  13. A faxina interior é dureza, porém necessária,é preciso um trabalho intenso para fazer a varredura do lixo mental prejudicial ao coração e alma. Regeneração implica em perdão e para muitos perdoar é um sacrifício, mas é através do desapego das lamúrias que se dá a lapidação! Grande oprtuno post!
    Abraços ao casal!

    Votos de um feliz findi!

    ResponderExcluir
  14. Amigos queridos, são tantas coisas que devemos mudar para melhor, regenerar. Amei seu texto e vale reflexão.
    Parabéns pelo post. Desejo a vocês um domingo feliz e um início de semana abençoado. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde queridos Bíndi e Ghost,
    Regenerar-se é preciso,
    e esse processo deve ser constante...
    Muito bonita e profunda a reflexão!
    (E eu gosto muito dessa música:
    Titãs-Epitáfio.)
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto! Dizem que prevenir é melhor que remediar - a regeneração. Recebi uma mensagem interessante: Dizem que um pai indígena disse ao filho confuso que dentro de todos nós existem dois lobos famintos que se debatem em uma luta constante. Um representa a ira, a vingança, o ódio e outro representa a fé, a esperança, a tolerância; e portanto a vida é assim mesmo. E o filho não conformado, quiz saber qual dos dois venceria a batalha. Ao que o pai respondeu-lhe: aquele que você alimentar, meu filho! Realmente é assim mesmo - cultivemos os bons hábitos!... Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  17. Refletir e ponderar nossas atitudes é como se renovar. A Bíblia a Palavra de Deus nos adverte para que examine o homem a si mesmo. Que sempre façamos isso e ajustemos a nossa vida e Deus. Abçs amigos Amo vcs e Deus ainda mais

    ResponderExcluir
  18. hello,
    i'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.com/
    many many thanks

    ResponderExcluir
  19. OI GHOST!
    MARAVILHOSO TEU TEXTO.
    ACHO SIM QUE O MUNDO CAMINHA PARA ESTA REGENERAÇÃO PENSO QUE FORAM EXTRAPOLADOS TODOS OS LIMITES DO BOM SENSO. CHEGAMOS A UM MOMENTO TÃO CRÍTICO, QUE SÓ COM AJUDA ESPIRITUAL E BOA VONTADE DE TODOS, CONSEGUIREMOS REVERTER O QUE ACONTECE NO MUNDO..
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Ghost e Bíndi!
    Um texto de grande ensinamento.
    Uma purificação interior sempre é muito difícil, complicado por demais. Mas é necessária para o nosso crescimento espiritual. Tudo requer certo tempo para que tudo aconteça aos poucos. Nossos sentimentos precisam se estabilizar tudo necessita de um equilíbrio pra que haja uma regeneração. O sentimento bom sempre tem que estar em alta. Eu me fiscalizo bastante, para extrair de mim sempre o melhor. A prática precisa ser constante.
    Essa música do Titãs é maravilhosa.
    Continuação de boa semana!
    Um abraço!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
  21. Vejo nisso uma tremenda insatisfação, penso que o ser humano necessita urgente de lapidação interior, qdo o lado espiritual está poluído é preciso regeneração.

    Votos de uma boa noite e bom final semana.
    Saudações poéticas.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, amigos!
    Creio nesta recuperaçao de todasa nossas sombras para realçarem as virtudes que brilham em nós.
    Um texto bem instigante e de profundo refletir.
    Sejam ambos felizes e abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar e comentar! Abraços com carinho

Bíndi e Ghost

COMENTÁRIOS OFENSIVOS, NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...