sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ser melhor...Ser.


Não fique assim por ter "perdido" a competição...Qual é mesmo o objetivo de competir? De ganhar? "Ser melhor"?
Você não é e nem se torna melhor por exibir um prêmio ou medalha...eles são apenas símbolos de um julgamento feito por outras pessoas, que estabeleceram parâmetros conforme suas próprias vivências e saberes, no mais das vezes maliciosos e viciados por rasteiros interesses.  Tanto é que existem os Jogos Paralímpicos, com parâmetros bem diferentes, pois os competidores não poderiam chegar ao mesmo resultado que os outros...Estabeleceu-se um local para que os "perdedores em potencial" também possam competir, também possam participar da voragem por medalhas que, obviamente, essas pessoas não necessitam, ninguém necessita.

Por que submeter tudo à competição? A imagem de paraíso que fazemos corresponde e um lugar de harmonia e paz. Por conseguinte, um lugar onde não há discórdias por nos acharmos melhores que ninguém, ou desejarmos ter mais que os outros, onde se é, apenas é. Como vamos "treinar" para este mundo se aqui achamos que tudo é questão de ganhar ou perder? Exercitar-se fisica e mentalmente é ótimo...mas bater-se uns contra outros é o avesso da irmandade. É Caim contra Abel, sempre, sempre, sempre...

Até mesmo nos esportes, como o futebol...o que é o futebol hoje, senão um grupo de gladiadores modernos e mercenários, que usam seus corpos contra os corpos de outros gladiadores como eles, não por gostarem de jogar, mas por dinheiro e fama? Emaranhados nos conceitos de vitória e derrota, torcidas trucidam-se mutuamente...
Nas escolas, ensinadas desde cedo a gostar de competir, seja no que for, crianças saem frustradas por não serem vencedoras, esquecendo-se de cultivar seus próprios dotes e habilidades, que nem sempre são passíveis de serem dispostos em "competições". Sim, há algo em nossas almas que não precisa ser considerado campeão disso ou daquilo...temos virtudes, habilidades e qualidades que não necessitam ser expostos em ringues e receber faixas douradas de um mundinho mesquinho e mercantilista, que com sua hipocrisia carimba uns de vencedores e outros de perdedores, sem autoridade alguma para isso.

Na verdade, todo o esporte de competição é um erro de interpretação. Toda competição é equivocada, pois nos remete a uma dualidade vencedor-perdedor que não precisaria existir entre seres fraternos. Enquanto alguém se considerar melhor que o outro, vencedor, haverá o pior, o perdedor. Por que precisamos disso? Não é suficiente sabermos que cada qual é único, e portanto não pode ser comparado, muito menos julgado? Nem os grandes Mestres nos julgam...deixam-nos viver,  não escolhem vencedores, apenas nos orientam a amar, sobre todas as coisas...e para merecer o Amor, não precisamos apresentar um diploma, uma medalha, uma taça. O Amor... só requer uma alma.

Bíndi


"É importante entender que o Buda não atingiu a iluminação porque estivesse tudo muito fácil, mas sim porque as condições em volta eram muito exigentes. Ele só atingiu a liberação porque foi capaz de ultrapassar suas próprias aflições.

Ao olhar os seres presos em coisas limitadas como campeonatos de futebol, profissões, pós-graduações, o Bodisatva sorri e tenta ajudá-los, de modo que ampliem suas próprias visões. O Bodisatva não diz que estamos perdidos, que não temos a natureza última; pelo contrario, mostra que não há solidez na prisão, que nossa natureza é livre e ilimitada, e que, portanto, podemos ultrapassar as flutuações e o sofrimento."

°°Lama Padma Samten°°

35 comentários:

  1. Talvez tenhamos ainda que ter séculos de espera até que sejamos uma só nação de paz, nesse tempo as consciências adormecidas no orgulho e nas iras por disputas "não vencidas" se farão ainda exaltadas, por desconhecerem o valor da oportunidade da vida, pois somos do mesmo potencial espiritual, apenas habitamos invólucros de variadas capacidades de manifestações, que abrigam a grande luz divina com a qual fomos criados. Inventamos comparações, julgamos irmãos por condutas que achamos serem as mais corretas, mas esquecemos de exaltar a compreensão, nos envergonhamos de falar de amor, de dizer "eu te amo", mas não nos bastamos para lavrar moralismos, como se fossemos os detentores da verdade final, achando que todos tenham que ter as mesmas reações.
    Muitas vezes o máximo de alguém é insignificante para a maioria...é como amar...talvez a pessoa não possa nos amar como desejamos, mas ela pode nos amar no máximo de sua capacidade...essa é a grande vitória do ser, vencer a si mesmo...jamais querer ser mais que o seu irmão.

    Nâo há vitoriosos nem derrotados, pois a disputa é apenas uma condição humana de comparações absurdas. Deus está em cada um de nós, cada qual carrega um pedacinho do seu amor e da sua infinita grandeza.

    Pela grandeza da luz que já carregas na consciência desperta ao amor, aprendo em todas as manhãs do verdadeiro amor da alma, o olhar, o carinho, o tom da voz, a cumplicidade irmanada no diálogo e no natural entendimento que vem do amor que cultivamos um pelo outro. Não guardando esse troféu da paz só para nós, mas olhando na direção fraterna da paz entre irmãos no mundo.

    Que o amor esteja sempre entre nós, acima do tempo e da vida...pois a única vitória que existe...é a capacidade de amar...Te Amo, Bindi.

    Ghost

    ResponderExcluir
  2. Meu lindo, eu sempre posso contar com a tua compreensão para tudo que sou e faço...vc sabe a palavra certa na hora certa, e olha na mesma direção que eu, sem eu precisar apontar para lá. Você é um pedaço de mim, sou um pedaço de você, e juntos e inteiros, levamos a vida na leveza do amor compartilhado...

    Eu te amo muito, por tudo o que você é, meu anjo Ghost!

    Bíndi

    ResponderExcluir
  3. vivemos evoluções paralelas... a material e espiritual, aquela que ocorre no planeta em uma eterna guerra de egos em que como seres materiais por fora precisamos ser melhores alimentando a nossa vaidade e o coletivo utiliza esta competição "bruta" para manutenção de poder sobre os grupos humanos,e o que conseguimos é só semear guerras, violência e frustações e nada pode satisfazer à fome de Deus.
    O avanço é mínimo pois se engatinhamos no mundo tecnológico,
    mais vagarosamente evoluímos no mundo espiritual e esta evolução é individual e na abertura de nossa compreensão poderemos atingir a nossa verdadeira liberdade e atingir a verdadeira completitude do amor e da paz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bind e Ghost,como é lindo esse grande amor de vocês.


    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pérola de texto,Bindi.

    Recebi a atualização,pois seu blog está na minha lista de favoritos.
    Realmente a competição é pertinente ao ser humano que distorce esporte com violência.

    A maior competição que temos é conosco mesmos,para vencermos os percalços da vida com fé,otimismo e sempre recomeçando.

    A vitória está em termos uma vida plena de harmonia e felicidade.

    O restante, foi invenção do homem! Só existe porque alguns aceitam e acompanham.


    Lindo sábado!

    Beijos

    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Olá Ghost e Bindi :)
    Que texto profundo e questionador.
    Gostei muito de ler.
    É impossível viver em harmonia quando existe competição.
    Não só em jogos,mas na vida as pessoas vivem com o cruel objetivo de provar que são melhores que as outras...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. MUY PROFUNDO E INTERESANTES LETRAS.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  8. Olá Guaraciaba!
    Esperamos que a evolução espiritual acompanhe mais de perto a tecnológica...pois senão seremos robôs super-sofisticados mas sem coração, agindo apenas por critérios lógicos, em que FELICIDADE=LUCRO, PAZ=DINHEIRO, incapazes de sentir compaixão, relegando sentimentos nobres a algum canto escuro debaixo de tapetes persas.
    Um feliz domingo, amiga!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  9. Querida Carmen Lucia, agradecemos o seu afeto amigo e gentil, com o toque maternal das mulheres de grande coração. Um abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  10. Oi Donetzka! Você foi bem ao ponto: alguns males existem porque as pessoas aceitam e acompanham...bem longe de nós querer ser arautos do Bem ou mensageiros da Verdade, mas se todos os que enxergam as mazelas do mundo se calarem, as luzes apagar-se-ão de vez, e todos baixarão as cabeças e acompanharão o cortejo em direção à desumanização do mundo...obrigado por sua gentil visita!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Clau, nossa busca pela paz, para ser sincera, deveria derrubar estas barreiras criadas pela competitividade...a medalha de um, é a lágrima de outro, quando o esforço foi igual de ambas as partes. Não há fraternidade possível quando o mundo separar as pessoas por categorias, não há paz onde existir egocentrismo e vaidades.
    Um beijo!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  12. Olá ReltiH!
    Como termos paz e fraternidade, enquanto formos pressionados a sermos deste ou daquele jeito, pois é o jeito dos "vencedores"...há um grande preconceito subliminar na competição desvairada, que elege um mesmo padrão para todos...
    Um lindo domingo para você!

    ResponderExcluir
  13. El ser humano es "homo ludens" por naturaleza. Cuando una actividad se convierte en mercancía (es utilitaria) deja de ser juego.

    Los invito a seguir mi blog.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza, William, quando passa a viver de forma a que tudo se torne uma batalha de ganhar ou perder, a vida perde a graça, o jogo já não mais diverte, a brincadeira passa a ser uma guerra de egos...
    Um abraço, já estamos seguindo seu blog.

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  15. Olá Casal 20... rs

    Texto Inteligente e curioso, entretanto, acredito que é a busca de objetivos que nos projeta a seguir sempre em frente...

    Tá, que não seja por medalhas, mas, a alavanca é qualquer busca da vida...

    Penso que nunca devemos ficar comparando-nos com os outros, pois agindo desta maneira, cultivamos a arrogância para com os inferiores e a inveja dos superiores, por este critério...

    No fundo, ninguém é melhor que ninguém e devemos ter a nossa própria evolução como medida....

    Gostei do video acima, musica e imagens lindas...

    Agradeço a presença lá no meu canto...

    Baci blu... Buongiorno... Felice settimana...

    ResponderExcluir
  16. Oi Gigi, vc disse tudo, devemos sim ter objetivos na vida, pois a estagnação pertence aos vegetais, porém sempre tendo o cuidado de não querer se sentir superior ou mais importante que o nosso semelhante. A competição não tem nada a ver com a capacidade de evoluir-se, é apenas um exercício do ego humano, criando "vencedores" e "perdedores", sob a alcunha de títulos expostos em paredes, inflamos orgulhos, mas nos esquecemos que o maior homem da Terra, tb foi o mais humilde.

    Feliz semana, amiga.

    Carinhos de,

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  17. Oi Bindi,
    sabia reflexao...
    Costumo ser exigente e sei que e algo que tenho que corrigir, porque e impossivel fazer tudo correctamente, e quando estiver errado me angustio muito, parece ser o fim do mundo para mim... se trata de um fardo que tenho que superar.
    Um beijo e um abraco grande, e que o seu coracao continue siendo um pomar de emocoes.

    ResponderExcluir
  18. Oi Carolina, tudo bem?
    Tentar vencer a si mesmo é um impulso da evolução...vencer nossos medos, limitações, defeitos, é o nosso caminho evolutivo, e a vitória sobre eles, nos faz seres humanos melhores...
    No entanto, é o tentar vencer o outro, em tudo o que se possa imaginar, para sentir-se superior, que nos torna pequenos, pois para que nos sentíssemos bem, tivemos que fazer outros sentirem-se mal.
    Você é um amor de pessoa, e com certeza superará tudo a que se propor. Um grande abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  19. Bom dia meus amores, que bonito post
    egto vivermos vamos sempre competir para o bem é claro, competir para ser sempre o melhor, no nosso dia a dia com fé e esperança, mas tem quem compete por maldade ai complica
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss
    Rita╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿

    ResponderExcluir
  20. Olá Rita, precisamos vencer...vencer nosso egoísmo, nossa indiferença frente aos problemas do mundo, nossa vaidade, nossa ambição desmedida...vencer as coisas que nos tornam menos humanos, para vermos que não precisamos competir com ninguém para sermos dignos de respeito.
    Um abração! Obrigado pela visita.

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  21. Ah se todos pensassem assim... que mundo diferente teríamos.
    Ameiii!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!!!

    Hoje deixo uma frase que gosto muito
    pelo carinho de sempre!!

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

    =Vinícius de Moraes=

    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Lisy!
    Um mundo de paz pede cooperação de todos...pede união, e não separações por tribos, times, crenças...pode parecer utópico, mas talvez seja a única forma de sobrevivermos.
    Um grande abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  24. Olá Rita!

    O que faríamos se não fossem nossos amigos, como vc, que nos visitam e tornam nosso espaço vivo, aconchegante e caloroso?
    É um prazer vir até aqui e encontrar suas palavras, sempre amigas!

    Um beijão, feliz fim de semana, querida!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  25. Meu amado casal,maravilhoso...
    É correto o que foi postado,mas o que fazer se fomos criados assim,para ganhar ou perder???
    Claro que a gente cresce,se instrui e com o tempo vê que não há necessidade de competir para ganhar ou perder...mas nem sempre é assim.
    Levará muito muito tempo para acordar quem pensa que tudo tem que ser uma competição.
    Beijos...e não adianta correr para ver quem vai ser o primeiro a ganhar meu doce beijo...só para evitar confusão, beijo os dois no ao tempo...gostaram da idéia????...ksksksksks...

    ResponderExcluir
  26. Com certeza, Crista, muita gente dorme ainda...mas se até "o gigante acordou", há esperanças, não é, rsrs...
    Um grande abraço, obrigado pelo beijo compartilhado!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  27. Nessa segunda de frio e chuva vim deixar um abraço carinhoso
    FELICIDADE sempre sempre pra vcs
    Bjusss
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Que cada gota desta chuva seja um pingo de amor em sua vida.
    Um abraço, Rita!

    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      /(_...._)(_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  29. Bom dia de chuva e frio por aqui!!
    Deixo um abraço
    Bjuss
    Rita!!!

    (¯`v´¯)
    `·. ¸.·´
    ☻/
    /▌

    ResponderExcluir
  30. Meus queridos

    Hoje passando para dizer que estou voltando (ainda devagar), mas com muita saudade e agradecendo as palavras de carinho deixadas durante a minha ausência.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  31. Olá Rita!
    Vamos aproveitar a chuva pra fazer nadar nossos peixinhos...até que o sol venha abençoe de novo os nossos dias. Uma linda quinta-feira pra vc!

    •´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸.><((((º> .•´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸. ><((((º>
    ¯`•.¸¸.><((((º > ¯`•.¸¸.><((((º>¯`•.¸¸.
    ><((((º>
    ¯`•.¸¸.><((((º> ¯`•.¸¸.><((((º> ><((((º>
    .•´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸. ><((((º> ¯`•.¸¸.><((((º> ¯`•.¸¸.
    ><((((º>¯`•.¸¸. ><((((º>

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  32. Querida RosaMaria, seja muito bem vinda, que os caminhos se abram e a luz te guie, que os dias sejam serenos e inspirem sonhos e esperanças...um grande abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  33. Uau profundoo
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Jessiiiih, um grande abraço, visitamos seu blog, e sempre seja bem vinda por aqui!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar e comentar! Abraços com carinho

Bíndi e Ghost

COMENTÁRIOS OFENSIVOS, NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...