quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Pacto Íntimo


Não estou aqui para educar os mal-educados
Mas para usar de boa educação e ser o exemplo vivo da compreensão
Não estou aqui para iluminar a vida de ninguém
Mas para iluminar minha própria sombra e ser exemplo de equilíbrio
Não estou aqui para mostrar caminhos
Mas para, procurando meu próprio caminho, instigar que os outros procurem os seus
Não estou aqui para ensinar os ignorantes
Mas para, abrandando minha própria ignorância, mostrar que todos têm algo a aprender se quiserem buscar
Não estou aqui para impor verdades
Mas para tornar consciente o que em mim era inconsciente, e me fazia ignorar que eu andava às cegas.
Não estou aqui para ser santo
Mas para exercitar a humanidade, deixando ir aos poucos o que é animal em mim...pois não posso almejar viver em mundos celestiais, enquanto em minhas atitudes e hábitos ajo como os porcos pisoteando jardins.
Não estou aqui para ser feliz em atitude egoísta
Mas para descobrir como realizar, com os outros, a possibilidade de um dia sermos todos felizes.
E você... Por que está aqui...?

Bíndi


13 comentários:

Olivia disse...

Se formos um exemplo, que sabe não há alguém que nos "copie"? Gostei!

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Eu estou aqui,para tentar refazer o que não fiz,talvez uma reforma íntima dentro de mim.
Mensagem bem reflexiva,principalmente aqueles que acreditam em outras vidas.
E eu acredito!
Bjs Amigos Ghoste Bindi.
Carmen Lúcia.

CÉU disse...

Olá, Bíndi e Ghost, meus queridos!

Como estão? Espero e quero que mto bem e em paz convosco e com os outros.
Por aqui, tudo normal, à exceção do tempo que nos fustiga com frio e chuva, mas é preciso saber esperar por dias melhores.

Olha, querida Bíndi, fiquei um pouco estupefacta e simultaneamente encantada com teu post, de tão completo, bem escrito, empolgante e lúcido.
Estamos na terra, nesse sistema, para sermos felizes, para nada impor, para criticar, qdo necessário e para ajudar, tb, se o outro aceitar, porque, de facto, nem tu, nem eu somos santas.

Creio k sabes que sou católica, mas olho em todas as direções e se necessário critico a igreja a k pertenço e onde fui batizada, e em jeito de desabafo, te digo k não "conheço" ainda o Papa Francisco, que pra mim é um enigma. Será ele como se mostra?
Não cheguei ainda, nem sei se chegarei algum dia, a esse patamar de acreditar em vidas passadas e reencarnação, mas sei k Deus conhece meu coração, o teu e o de todos, isso eu sei mtooooooooooo bem e tenho certeza de k ELE é perfeito e justo.

Eu estou aqui para tentar me aperfeiçoar a cada dia, embora tenha "recaídas", mas vou continuando o caminho com fé e esperança.

Gosto da imagem que tu escolheste. Afinal, na ponta de um lápis, pode haver tanta sabedoria e paz e a pomba é o símbolo de tudo isso, pke a escrita é uma "arma". Parabéns pelo bom gosto e coadunação.

Qto ao vídeo, tive de ler a letra da canção, por não entender tudo o que o grande Gilberto Gil falou e a achei perfeita, bem real e tb mto adequada ao teu post, a esse tal pacto, tão íntimo, tão teu. Se for preciso açoite, e tal como Jesus, a gente tb "dá" (rs), pke cada coisa e cada tempo tem de estar e acontecer em seu devido lugar.

Agradeço tua visita, bem como a apreciação k fizeste ao vídeo onde a fadista Raquel Tavares se mostra tal como é. Ela nasceu num bairro típico de Lisboa e sempre cantou fado desde criança. O clip foi gravado num desses bairros antigos, onde as pessoas são como uma família e onde aquilo k se compra pode ir até casa puxado por um cordel. A segurança é quase total, embora a população seja maioritariamente idosa. Nos últimos tempos, casais bem jovens, estão arrendando casa lá pke gostam de essência e simplicidade. A Raquel, qdo canta, se dá por inteiro, e portanto, roupinha bem leve e tanto mais, e como tu dizes: esperando um amor k vem de longe.

Beijos e abraços com carinho pra ambos.

Bandys disse...

Amada querida,

O Exemplo não é a melhor maneira mais é a unica forma de podermos ser
seres melhores.
Eu estou aqui pra desenhar momentos bonitos nas vidas das pessoas mas ja me disseram que eu vim para fazer os homens chorarem e sorrirem. Será? Enfim... vim pra ser amor e luz e se eu puder jogar sementinhas em outras vidas eu agradeço a Deus claro.
Muitas sementinhas aqui pro casal que são exemplos pra mim desde sempre.
Beijos

Guaraciaba Perides disse...

Penso que vim para aprender, em primeiro lugar, e usufruir da experiência do prazer de viver observando as maravilhas da criação e criar uma história...a minha própria história, aperfeiçoar e me educar moralmente como alma que sou e aprender a confiar e não julgar tanto,finalmente ser mais flexível.sei lá, tantas coisas que são necessárias muitas vidas."não sou eu quem me navega,quem me navega é o mar"
Um abraço

Elisabete disse...

Tento estar cá para tratar bem os outros.
Excelentes frases!
Bjs

ReltiH disse...

UN TEXTO MUY REFLEXIVO. EXCELENTE!!!!
ABRAZOS

Jossara Bes disse...

Bindi e Ghost, queridos amigos!

Maravilhada com a clareza desse lindo texto poético! A que viemos?
Estar por aqui é uma experiência indescritível! Não sei ao certo ao que vim, mas me proponho fazer o melhor possível!
As vezes quero ouvir as flores e cantar com as borboletas!
Outras vezes, procuro palavras escondidas nas pétalas das flores!
Gosto de brincar com as crianças e contar histórias para os passarinhos.
Não sei a serventia dessas coisas para o mundo, mas meu coração fica morninho de felicidade.
Beijo carinhoso! Feliz fim de semana!

Maria Rodrigues disse...

Excelente texto reflexivo.
Beijinhos
Maria

Helena Medeiros Helena disse...

Bíndi e Ghost, meus queridos e saudosos amigos: reparei que os dois estiveram de férias por um tempo relativo longo, assim como eu. Acredito que também tenham renovado as forças, adquirido novos conhecimentos e, descansados de corpo e alma, tenham voltado para este convívio tão gostoso que a blogosfera nos proporciona.
Sabemos que as visitas que empreendemos de um para o outro como se as casas frequentássemos, são apenas virtuais, mas sabemos também que laços afetivos são estreitados nestes relacionamentos, deixando vir à tona emoções que exprimem a sinceridade dos sentimentos. Por isso quero dizer que gosto muito dos dois e tenho uma admiração muito grande por este espaço e também pelo casalzinho lindo que formam.
Quanto ao post, esta indagação filosófica básica a que se impõe uma justificativa, o motivo que nos move para estarmos aqui neste mundo tão caótico, acredito que passa mesmo por uma resposta pessoal. Cada um tem a sua crença, seu jeito de olhar e viver a vida, sua maneira de se mostrar no mundo. E é através da própria vivência que o ser humano vai adquirindo seus conceitos, vai alicerçando suas convicções, podendo assim transitar pelas vias de acesso não apenas na sociedade como também no seu mundo interior.
Por isso, posso dizer que eu estou aqui neste mundo para, através destas interligações, aprender a me conhecer não apenas através do olhar do outro, mas principalmente com a experiência do outro que me é passada. E neste aprendizado as informações que vão sendo trocadas não serão impostas, mas sim assimiladas e readaptadas à própria vivência.
Acredito ser realmente um pacto íntimo que nos conecta saudavelmente aos nossos semelhantes.
A imagem, além de delicadamente bela, nos mostra que nos cabe a parcela maior de desenhar no infinito de nós mesmos a beleza do voo na doçura da liberdade da alma.
Gilberto Gil, como sempre, a tocar nos pontos certos através da música.
E tu, Bíndi, a nos saudar com o mimo deste expressivo texto que nos enseja reflexões várias.
Até que nos encontremos novamente, meus amigos, estou deixando um punhado de flores do campo entrelaçado em sorrisos e enfeitado de estrelas, para adornar-lhes o coração.
Com saudades,
Leninha

Elisabete disse...

Passei para desejar um bom fim de semana aos dois.
Bjs

CÉU disse...

Olá, meus queridos amigos!

Como estão? Aqui, tudo satisfatório e em paz.

Vim ver se já tinham novo post, mas como ainda não têm, isso não inviabiliza minha presença aqui, pke adoro vocês, quero saber se continuam se amando, do mesmo jeito, e quero tb vos deixar beijinhos e um abraço bem sincero.

Irei passando por cá, sempre k possível, pra saber qdo vocês postam.

Beijos e boa semana.

CÉU disse...

Que dizer a vocês, meus queridíssimos amigos? Todas as palavras, que proferir, serão insuficientes e diminutas para expressar o apreço que sinto por ambos e pela vossa maneira de ver e estar na vida.

O vosso amor não é "escravo", não é submisso, é livre e anda sempre ao lado e não à frente, nem atrás. De facto, e como vocês falaram lá na conversa deliciosa e inteligente que deixaram no blogue, é a continuação dos dias, uns com um pouquinho menos de luz, outros com mais, que vão dando forma e volume, ainda mais, se é que isso é possível, ao vosso sentimento. Como tudo na vida, há fases etárias e vocês já passaram algumas, mas muitas estão para chegar e a consolidação e solidificação delas se fará, de forma ainda mais consciente, verdadeira e lúcida.

Qto ao tempo climatérico, sim, meus amores, vocês disseram tudo certinho: nós, eu "delirando" pela primavera, pelo sol, pela luz, pela intensidade que só o verão possui, mas tenho de atender ao Supremo Pai, que tudo determina e ele é PERFEITO.

Mando beijos, rosas e muitas estrelas deste céu Lusitano, que tb é de vocês. Vos adoro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...